quinta-feira, 9 de maio de 2013

Vìtor Sereno


Assume-se como um homem de visão e ação, incapaz de permanecer estagnado perante os desafios que lhe são colocados. Vítor Sereno está determinado a lutar pelos interesses dos Portugueses, tendo em conta as relações entre Portugal e Macau.

"Quero dizer (aos portugueses), de uma forma muito clara, que podem contar com um cônsul-geral activo, com um cônsul-geral actuante, obviamente acompanhado de toda a sua equipa, que vai defender os interesses dos portugueses acima de qualquer circunstância”, palavras de Vítor Sereno à agência Lusa, na chegada a Macau.
O novo cônsul-geral de Portugal inicia assim o seu mandato, pronto “para arregaçar as mangas” e trabalhar para fortificar as relações entre Portugal e Macau. Vítor Sereno prometeu ainda defender os “interesses dos portugueses acima de qualquer circunstância.
Mostra-se fortemente empenhado na promoção da língua portuguesa, e da economia do país.
Vítor Sereno, que antes de chegar ao território chefiava o gabinete do Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares de Portugal, Miguel Relvas, sublinhou que está “firmemente convicto que, no campo comercial, no campo cultural, no campo empresarial e no campo científico e do ensino da língua portuguesa podemos melhorar ainda mais”.
Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, iniciou a carreira como primeiro-secretário e encarregado da secção consular da Embaixada de Portugal na Guiné-Bissau.
De África parte para a América do Sul, onde desempenhou as mesmas funções (com jurisdição sobre a Bolívia e o Paraguai), durante cerca de três anos. Depois, foi nomeado cônsul-geral de Portugal na cidade alemã de Estugarda (com jurisdição nos Estados de Bade-Vurtemberga e Baviera).Em 2006, o diplomata tem um dos momentos altos do seu percurso, ao substituir o criticado cônsul Óscar Ribeiro Filipe em Roterdão. Sereno foi indicado para o cargo – apenas por meses, mantendo o posto na Alemanha – com o objectivo de acompanhar dezenas de trabalhadores portugueses que se queixavam de salários em atraso. A missão foi concluída com sucesso.Fez parte da coordenação na chamada Estrutura de Missão para a Presidência Portuguesa da União Europeia – “Portugal 2007”. Foi um principal responsável pela organização de várias reuniões ministeriais de alto nível e pela cerimónia de assinatura do Tratado de Lisboa – evento que lhe valeu um prémio da Academia Internacional de Protocolo.
A partir de Fevereiro de 2008, Sereno chefiou o gabinete do então Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, António Braga. Este cargo antecedeu a sua passagem pelo gabinete do secretário-geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros, onde foi incumbido de investigar, no início de 2011, o alegado envolvimento do vice-cônsul de Portugal na cidade brasileira de Porto Alegre, Adelino Pinto, num caso de desvio de dinheiro da arquidiocese local. Depois, entrou para a equipa de Miguel Relvas, e aqui esteve até assumir o atual cargo.
A nível académico, Vítor Sereno foi professor convidado na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e, na mesma qualidade, visitou o Instituto Superior de Comunicação Empresarial, onde integrou o corpo docente do I Curso de Preparação para o Acesso à Carreira Diplomática.

Cláudia Matos

Sem comentários:

Enviar um comentário