terça-feira, 7 de maio de 2013

Seca ameaça população de Angola


O bispo de Ondjiva, capital da província do Cunene, Pio Hipunyati, alertou para o facto de cerca de um milhão de pessoas estarem ameaçadas de fome no sul de Angola.
Segundo Pio Hipunyati, “a situação é alarmante. Choveu pouquíssimo e não haverá colheita nenhuma. Este seria o mês das colheitas, mas não há água, nem para as pessoas nem para os animais”, alertou em declarações à agência Lusa. 
O bispo, referiu também que a próxima colheita será apenas em maio de 2014 e que a Cáritas não tem condições para ajudar todos os necessitados até essa altura.
Na edição de hoje do "Jornal de Angola", o governador, António Didalelwa, advertiu para a situação de emergência, que segundo ele, ameaça cerca de 300 mil pessoas.
António Didalelwa acrescenta que já foram tomadas medidas iniciais para ajudar as populações mais afetadas, como Mucupe, Onepolo e Humbe, tendo já muitos habitantes abandonado as suas casas para acamparem na margem direita do rio Cunene, juntamente com o gado.
 "Há dois anos que praticamente não chove nas suas regiões, facto que está a afetar a economia das famílias  cuja base de subsistência é a agricultura e a criação de gado", concluiu António Didalelwa

Rita Roque


Sem comentários:

Enviar um comentário