sexta-feira, 17 de maio de 2013

Revista Política da Semana


   

Brasil: Lula recebe título “doutor honoris causa”


Oito universidades argentinas elogiaram o trabalho de Luiz Inácio Lula da Silva em função do ensino público gratuito. Nesta sexta feira, dia 17 de maio, Lula foi congratulado com o título em Buenos Aires. O acontecimento foi presidido pelo vice-presidente Amado Boudou, que afirmou que o ex-presidente foi o que "mais fez para terminar com o colonialismo no continente, que ainda hoje tem matrizes coloniais".
As universidades elogiaram, principalmente, o trabalho de Lula da Silva na defesa da educação pública e gratuita. Lula é ex-presidente do Brasil, sendo também um ex-sindicalista e um ex-metalurgico brasileiro.
Na homenagem, participaram os reitores das universidades de Cuyo, San Juan, Córdoba, La Plata, Tres de Febrero, Lanús, San Martín e da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais.

  Guiné-Bissau: Dois principais partidos assinam acordo para novo Governo

Os dois principais partidos da Guiné-Bissau assinaram esta sexta-feira, dia 17 de maio, um memorando de entendimento que consiste na remodelação do atual governo, mantendo o primeiro-ministro, Rui de Barros.
O acordo foi presenciado na sede da União Africana na Guiné-Bissau e juntou o primeiro vice-presidente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Manuel Saturnino da Costa, e o presidente do Partido da Renovação Social (PRS), Alberto Nambeia.
No documento, os dois partidos chegam à conclusão que a existência de entendimento entre os políticos da Guiné é uma condição indispensável para que a comunidade internacional possa apoiar o período de transição que atravessam.
Os dois partidos reconhecem ainda, que as soluções para os problemas com que se deparam devem ser encontradas dentro do país, e aceitam que o período de transição seja até ao final do ano. 
O PAIGC e o PRS defendem no documento “uma remodelação do atual governo de base alargada e de inclusão, com a maior brevidade possível”, sem revelar nada mais à comunicação social. Apenas foi referido que o atual primeiro-ministro continuará em funções no futuro governo.
Esperam, assim, que o compromisso assinado possa encorajar a comunidade internacional a “desbloquear suspensões e sanções” impostas à Guiné-Bissau.

       Angola: secretária de Estado da Família e Promoção da Mulher pede mais denúncia das famílias.

 A secretária de Estado da Família e Promoção da Mulher, Ana Paula Sacramento, realçou a importância de se denunciar a violência doméstica.
Durante uma palestra, sobre o resgate de valores morais e cívicos, integrada nas comemorações do Dia Internacional da Família, Ana Paula, pediu “mais acções que ajudem a preservar os valores cívicos e morais no seio familiar”.
A vice-governadora, Mbanza Congo, apelou, também, a uma valorização da família e à igualdade de género, em que as mulheres devem falar e fazer-se ouvir, de modo a acabar com a violência doméstica em Angola. Mbanza acredita que a construção de infra-estruturas sociais são factores de exaltação e valorização da cidadania.

Rita Afonso


Sem comentários:

Enviar um comentário