sábado, 4 de maio de 2013

"Que peixe comer?"


A sardinha e o polvo são os peixes mais consumidos em portugal. Com uma média de 57 quilos de peixe, per capita, os portugueses são o 3º consumidor mundial de pescado. Esta média obriga a que mais de dois terços do peixe que chega as nossas casas seja importado. A média portuguesa é mais do dobro da média europeia, que está em 21,5 quilos.

O site “Que peixe comer” (http://www.quepeixecomer.lpn.pt/) disponibiliza uma lista com as 20 espécies mais consumidas e capturadas em portugal. No topo da lista estão o polvo e a sardinha, seguidos dos cantarilhos, do atum, do peixe-espada preto e do bacalhau.

O projeto “Que peixe comer… para um desenvolvimento sustentável” é apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. Surgiu do interessa da Liga para a proteção da natureza (LPN). Este projeto mostra, também, o caminho que o peixe toma, desde que sai do mar até ao nosso prato. Existem, também, disponíveis no sítio da internet alguns conselhos sobre se deve consumo o peixe.

A lista mostra que a seguir ao bacalhau, vem o carapau, as gambas, o goraz, o cherne, o linguado, a pescada branca, as lulas, o lagostim, a cavala, o choco, o robalo, a faneca, a raia e o safio.

Os anos de pesca intensiva em águas europeias resultaram numa redução acentuada nas populações de peixe. Os números revelam que 80 por cento das populações de pescado estão em sobrepesca e mais de 30 por cento estão fora dos limites biológicos de segurança.

Constança Belchior, da LPN, explica que no sítio da internet estão «dados simples sobre a biologia da espécie, os métodos como são apanhados e recomendações para fazer um consumo sustentável».

Estão descritas 15% de todas as espécies marítimas, isto é, cerca de 300.000 das espécies. A superfície terrestre do nosso planeta é constituída por mais de 70% de água e desses 97% pertencem aos oceanos.

Por isso, antes de escolher, é importante saber o que se passa com as espécies. 


Inês Sabino

Sem comentários:

Enviar um comentário