quarta-feira, 1 de maio de 2013

O sabor africano no coração de Lisboa


Foi há 15 anos atrás, que Adelino e Belinha Afonso, imigrantes São Tomenses, iniciaram o seu negócio no restaurante Cartuxinha. Um restaurante tipicamente africano, situado na Rua das Farinhas, em Lisboa.
São várias as especialidades disponíveis, provenientes dos PALOPS (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa), entre elas: kizaca com arroz branco, cachupa rica, moamba de galinha, izanquente e, para depois da refeição estica-veia, uma bebida afrodisíaca de S.Tomé. Os preços são acessíveis, variam entre seis e sete euros e meio.

Este não foi o primeiro negócio dos imigrantes. Antes do restaurante, investiram numa peixaria e chegaram mesmo a pensar numa churrascaria. No entanto, não chegaram a tê-la devido às dificuldades que tiveram em obter uma licença. Pouco tempo depois, surgiu uma oportunidade de se mudarem para o espaço onde ainda se encontram, que já na altura tinha o mesmo nome. Sendo que este pertencia a uma habitante de Évora, que confecionava, maioritariamente, pratos alentejanos.

Para Adelino Afonso, o negócio não corre como ele quer, mas sim, “como Deus quer… vai-se andando, até ver… mas quando não der não vou tentar mais nada, volto para África”. Porém, este destaca-se pela inovação: “temos pratos específicos…mas depende como é confecionado… com o mesmo ingrediente posso fazer melhor do que os outros”.  
O restaurante tem um ambiente moderno e, este, é decorado com fotografias tiradas na terra dos proprietários, de forma a “lembrar e dar a conhecer aos outros” aquele lugar.
O local é, maioritariamente, frequentado pela “malta jovem…desde portugueses a turistas…que acabam por trazer os pais, mais tarde”.

Para o proprietário, o governo devia: “Dar mais abertura, apoios, crédito”, porque ”para aqueles que têm problemas não há ajuda, é assim que o governo é”. Lamenta ainda, a nova lei, que obriga os comerciantes a adquirirem novas máquinas registadoras: “custam mil euros, é mais uma despesa…devia ser feita uma troca pela máquina antiga”, afirma o mesmo.
Este restaurante, está aberto todos os dias entre o meio-dia e as duas da manhã. 

Outras Informações:
Restaurante Cartuxinha- Rua das Farinhas nº 7, 1100- Lisboa // Contactos: 964972956/ 925304554

Pedro Emídio


Sem comentários:

Enviar um comentário