sábado, 11 de maio de 2013

Nível de desistência escolar da rapariga cresce


Nos distritos de Palma e Nangade, na província de Cabo Delgado em Moçambique, o índice de desistência escolar das raparigas tende a crescer. Os principais motivos para tal, segundo o estudo realizado pela Organização Nacional dos Professores, são os casamentos prematuros, gravidezes indesejadas, nomadismo, falta de motivação e ritos de iniciação, trabalhos domésticos, entre outras actividades. 

O estudo refere que cerca de vinte e nove por cento das raparigas matriculadas o ano passado em Palma desistiram do ensino geral e dezoito por cento do ensino primário. Em Nangade dezassete por cento das raparigas desistiram da escola o ano passado e dez por cento em 2010.

Entre as medidas recomendadas destacam-se a atribuição de bolsas de estudo a raparigas, colocação de mais professoras nos distritos, apoio em material básico de higiene, promoção de aulas de educação sexual, entre outras acções.

 O distrito de Palma está localizado a Nordeste da Província de Cabo Delgado, confinando a Norte com o Rio Rovuma, que estabelece a fronteira com Tanzânia, a Oeste com o distrito de Nangade, a Sul com o distrito de Mocímboa da Praia e a Este com o Oceano Índico. Com uma superfície de 3.561 km² e uma população estimada em 52.665 habitantes.
O distrito de Nangade está localizado na parte Norte da Província de Cabo Delgado, confinando a Norte com República Unida de Tanzânia, através do Rio Rovuma, a Sul e a Oeste com o distrito de Mueda, a Este com os distritos de Mocímboa da Praia e Palma. A sua superfície é de 3.036 km² e uma população estimada em 63.029 habitantes, este distrito tem uma densidade populacional de 21 habitantes/ km².
Catarina Pena 

Sem comentários:

Enviar um comentário