quinta-feira, 9 de maio de 2013

Mais de três mil crianças vão beneficiar de merenda escolar


Três mil e duzentos e oitenta alunos no distrito urbano do Kilamba Kiaxi (Luanda) vão beneficiar, a partir do dia 27 deste mês, de merenda escolar, deu a conhecer hoje à Angop (Angola Press) o chefe da repartição local da Educação.
Marcelino Leitão informou à imprensa que os alunos beneficiários da merenda serão de quatro escolas pertencentes ao distrito, com destaque para os da escola de ensino especial, que alberga estudantes com deficiências motoras, e ainda alguns estabelecimentos escolares situados na periferia do distrito. O responsável sublinhou ainda que esta merenda será composta por sumos, iogurte, bolachas, sandes e fruta é totalmente bem-vinda numa época que o absentismo escolar em Angola se torna preocupante, ao realçar que é uma aposta do governo que se espera que possa vir a atingir mais escolas na circunscrição durante o próximo ano.
O chefe da repartição local da Educação encara a distribuição da merenda escolar como um ganho para as comunidades, já que diminui o absentismo, estimula a aprendizagem, dá alegria e ajuda a manter as crianças nos recintos escolares. Em declarações à Angop, o responsável deu ainda a conhecer que “no ano passado na escola da área de Ananguengue frequentavam a escola apenas 420 alunos, mas com a implementação do programa de merenda escolar, dias depois o número cresceu para 700 alunos”.
Para o professor José Mendes Mário, docente há vários anos numa das escolas públicas do Kilamba Kiaxi, a atribuição da merenda escolar é o cumprimento das responsabilidades assumidas em relação aos 11 compromissos com as crianças em criar condições condignas para que tenham acesso à educação. Lembrou também que anteriormente existiam alunos a estudar sem carteiras e casas de banho em péssimas condições, mas hoje já existem infra-estruturas devidamente apetrechadas com todos os meios para um ensino com qualidade, pelo que a merenda escolar grátis também deve fazer parte desta evolução na educação angolana.
O distrito do Kilamba Kiaxi mostrou-se como o melhor "alvo" para este projeto pois com quatro bairros, possui 48 estabelecimentos escolares públicos, incluindo dois institutos politécnicos, três escolas secundárias do segundo ciclo, cinco escolas secundárias do 1º ciclo, oito escolas primárias do 1º ciclo, três complexos escolares e 26 escolas primárias. Tem também 120 escolas comparticipadas e 64 colégios. O projeto já tinha sido implementado anteriormente em alguns distritos, projeto este que os responsáveis pretendem fazer continuar a crescer.


Dora Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário