domingo, 26 de maio de 2013

José Eduardo dos Santos PERFIL

 Distinção e notabilidade. Um dos grandes amores do povo Angolano. É uma das peças fulcrais desse país. Alberga vários cargos em seu poder. Entre eles, o mais notável. Actual Presidente da República de Angola. Uma das caras inesquecíveis do MPLA. Tem, nas suas mãos, o país que o viu crescer e que sempre ambicionara cuidar.



 José Eduardo dos Santos, 70 anos, nasce em Sambizanga, Luanda. Actualmente, além de Presidente da República de Angola, desempenha cargos como Presidente do MPLA e Comandante-Chefe das Forças Armadas Angolanas. Nasce a 28 de Agosto de 1942, fruto do casamento entre Eduardo Avelino dos Santos e Jacinta José Paulino. Inicia a sua escolaridade na escola primária de Angola, dando continuidade até ao ensino secundário, já no Liceu Salvador Correia. É na década de 50 que dá início à sua actividade política. Começa por integrar grupos clandestinos constituídos em bairros suburbanos de Luanda e acaba por aliar-se ao MPLA, em 1958. Três anos depois, passa a coordenador na segurança do exílio a actividade da Juventude do MPLA. Foi um dos fundadores e Vice-Presidente durante alguns tempos. Em 1962, chega a integrar o Exército Popular de Libertação de Angola.
 Como membro da Coordenação do MPLA, a 1963 é convidado a representar o movimento, pela primeira vez, em Brazzville (Capital da República do Congo). Foi um dos factos mais importantes na sua vida pessoal e profissional. Mais tarde, é-lhe fornecida uma bolsa de estudo, que permitiria ingressar no ensino superior e adquirir uma licenciatura. É em 1969 que a conclui, em Engenharia de Petróleos. Nesse mesmo ano, José Eduardo apaixona-se por Tatiana Kukanova, com quem acaba por casar. Deste casamento nasce a sua primeira filha, Isabel. Mesmo com esta boa-nova, esta história acaba por resultar em divórcio. Entre 1970 e 1974, são-lhe entregues funções bastante gratificantes. É eleito membro do Comité Central e do Bureau Político do MPLA e ainda passa a exercer funções nos serviços de telecomunicações na 2ª região político-militar do mesmo movimento, em Cabinda, graças ao curso que adquiriu. Um novo ano, 1975. Várias mudanças se avistavam. Neste mesmo ano, casa-se novamente, com Maria Luísa Abrantes, que, mais uma vez, resultou em divórcio. Desta união ganha mais três filhos: José Eduardo, Welwitschia e José Filomeno. Entre 1977 a 1979, desempenha o cargo de Secretário do Comité Central do MPLA. Passados alguns anos, no início dos anos 90, casa-se pela terceira e vez, com Ana Paula Lemos, com quem tem 4 filhos: Josias, Eduardo, Joseana e Eduane. José consegue fazer de Angola um país com regime democrático, mesmo com todas as dificuldades em gerir a economia nacional e com o seguimento de um ambiente de guerra. Leccionados tantos anos de vida política, em 1996, recebe o Grande-Colar da Ordem Militar de Sant’lago da Espada.


 José Eduardo dos Santos é uma das peças fulcrais no "puzzle" chamado Angola. Em 2012, decorriam as eleições gerais, onde o MPLA obtém a sua vitória. José é, então, automaticamente eleito Presidente da República. Permanecerá neste cargo até 2017.Um homem que marcou um país e que se deixa marcar pelo mesmo. 


Sofia Conde

Sem comentários:

Enviar um comentário