domingo, 5 de maio de 2013

Eusébio da Silva Ferreira


Eusébio da Silva Ferreira, nascido em Moçambique a 25 de Janeiro do ano de 1942, estreou-se como jogador de futebol no Sporting de Lourenço Marques, de onde saiu mais tarde para o Sport Lisboa e Benfica.
Considerado como um dos melhores jogadores de futebol de todos os tempos, e apelidado de Pantera Negra, marcou 733 golos em 745 jogos oficiais na sua carreira, conhecido então pela sua velocidade, técnica e pelo remate de pé direito.
Ajudou a Selecção Nacional Portuguesa a alcançar o Campeonato do Mundo de 1966, sendo o melhor marcador, e, ganhando então, a bota de ouro, a bola de bronze e a bola de ouro nessa mesma esquipa.
Eusébio jogou pelo Benfica dos 15 aos 22 anos, adquirindo 11 vitórias nos Campeonatos Nacionais,   5 Taças de Portugal, uma Taça dos Campeões Portugueses e mais três finais da Taça dos Campeões Europeus.
O jogador aposentou-se em 1979 e faz parte, actualmente, da comissão técnica da Selecção Nacional Portuguesa.
Assim, com este percurso de vida, foram-lhe feitas várias homenagens, não só pela sua humildade e fair-play, mas também cerimónias realizadas por parte da FIFA, UEFA, Federação Nacional de Futebol e pelo Benfica.

Catarina Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário