sexta-feira, 24 de maio de 2013

Economia: Resumo da Semana



Brasil-O maior leilão de petróleo
Será antecipada para Outubro a primeira licitação de áreas do pré-sal. A decisão foi tomada esta semana pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), depois da confirmação de reservas de até 12 biliões de barris de óleo e gás na Bacia de Santos ,cerca de 80% de todas as reservas provadas no País.Será o maior leilão da maior reserva do mundo - portanto deve atrair muitos investidores estrangeiros.

Angola-Novas regras para remessas de valores
O Banco Nacional de Angola (BNA) procedeu à definição de novas regras a serem observadas para o serviço de remessas de valores em Angola, pelas instituições financeiras prestadoras de serviços de pagamentos e entram em vigor no dia 22 de Maio
O documento refere  que as novas regras de remessas de valores estipulam que os pagamentos e recebimentos passam a ser efectuados unicamente em Kwanzas.
Quanto aos limites, as remessas internacionais não podem ultrapassar o valor mensal de 5.000 USD (quinhentos mil Kwanzas) e anual de 20.000 USD (dois milhões de Kwanzas), por ordenante e por beneficiário.

Moçambique- Sumol + Compal instala fábrica em Moçambique
Arrancaram esta semana, as operações da fábrica da Sumol + Compal em Boane, província de Maputo, com a inauguração da unidade fabril pelo ministro da Indústria e Comércio, Armando Inroga.
O facto de a fábrica estar deslocalizada do maior parque industrial de Moçambique (na cidade da Matola, também na província de Maputo), e de ter optado por um distrito que se encontra em franco crescimento e que apresenta várias potencialidades económicas que podem ser aproveitadas pela Sumol + Compal.
A unidade fabril emprega 74 pessoas, das quais perto de 70 são moçambicanos.

Cabo Verde -Perda de dinâmica da actividade económica em 2013

Projecções do Banco de Cabo Verde (BCV) apontam para uma contínua perda de dinâmica da actividade
económica, em 2013, e para uma inflação média anual nesse intervalo, na ordem dos 2,53,5 por cento.
Segundo dados dessa instituição, a execução menos acelerada dos investimentos públicos e a estagnação das receitas deverão condicionar a execução do Orçamento do Estado para 2013

Haileka Ferreira


Sem comentários:

Enviar um comentário