sexta-feira, 3 de maio de 2013

Economia: Resumo da Semana


Expansão da indústria brasileira mais lenta em Abril


A taxa foi a mais lenta nos últimos seis meses, divulgada pelo Índice de Gerentes de Compras. De acordo com o Markit, o volume de novos pedidos registou uma queda, assim como o volume de novos negócios para exportação. O número de funcionários no sector empresarial diminuiu nos últimos quatro meses.

Países africanos recebem elogios do Banco Mundial

De acordo com o Banco Mundial, vários países africanos, tais como Angola ou Guiné estão a fazer progressos. A Guiné, por exemplo, deverá conseguir melhorar o acesso a água potável. Por sua vez, Timor-Leste está entre os oito países que conseguiram diminuir o número de pessoas pobres.

Países mais abastados com crescimento mais forte

Os países de língua portuguesa com mais recursos energéticos têm um crescimento mais forte do que os países mais pobres, informação divulgada na passada quarta-feira pelo Banco de Portugal. As conclusões são tiradas através da observação das taxas de crescimento do PIB. Timor-Leste é a que tem esta taxa mais elevada.

Taxa turística entra em vigor em Cabo Verde

Desde quarta-feira, os turistas que visitam o país africano passam a pagar uma taxa turística. Com o valor de dois euros por noite, e com um máximo de dez, esta lei entra assim em vigor em todas as unidades hoteleiras do país. Com esta medida, o Governo pretende conseguir cerca de 600 mil contos por ano, o equivalente a 5,4 milhões de euros.

Cabo Verde bem posicionado no ranking das liberdades económicas

O ranking do instituto The Heritage Foundation considera Cabo Verde um país ‘moderadamente livre’ no que toca as liberdades económicas, direitos e práticas relacionadas com o crescimento interno. De todos os países lusófonos, este é o que se encontra em melhor posição.

FMI inicia segunda missão à Guiné

Abubacar Demba Dahaba, ministro das finanças reuniu-se hoje com o FMI, que espera que a economia do país africano recupere este ano. Em 2012, a Guiné sofreu uma queda devido à retoma da produção e exportação de cajú. Este comércio sofreu um défice nos volumes de exportação, tendo diminuído, contribuindo assim para uma crise.



Rute Fidalgo

Sem comentários:

Enviar um comentário