terça-feira, 28 de maio de 2013

Crianças subnutridas têm pior desempenho escolar


A organização Save the Children apresentou hoje um relatório sobre o impacto negativo que uma dieta deficiente pode ter na aprendizagem infantil. Esse relatório declara que um quarto das crianças do mundo têm um baixo desenvolvimento escolar por causa da malnutrição.

A organização divulga, também, o relatório Food for Thought, onde faz referência para os “danos irreversíveis” da malnutrição cronica em milhões de crianças pertencentes a países em desenvolvimento. Este problema, alem de causar morte, põe em causa a aprendizagem infantil, e como consequência a entrada para um emprego com mais qualificações e uma vida melhor.

O estudo realizado com mais de 7300 crianças oriundas de varias partes do mundo, como a Etiopia, Índia, Vietname e Peru, comprovou que as crianças mal alimentadas tinham mais dificuldades na escrita e na leitura. 19% das crianças subnutridas, com 8 anos, tinham uma tendência muito maior para se enganar ao lerem uma simples frase como: “o sol está quente”; 12,5% mostravam uma maior inclinação para se enganarem a escrever e 7% apontavam um pior desempenho na área do cálculo do que os colegas sem défices nutricionais.

Um grupo de escritores de livros infantis do Reino Unido associou-se à causa da Save the Children, e lançou uma campanha de sensibilização. “O impacto da malnutrição infantil pode ser devastador e não deve ser subestimado. Este é um flagelo que impede as crianças de desenvolver os seus corpos e os seus espíritos. É uma fome global de literacia”, considerou Julia Donaldson – umas das escritoras associadas.



Inês Sabino

Sem comentários:

Enviar um comentário