quinta-feira, 2 de maio de 2013

Conhece Dilma Vana Rousseff ?


Conhecemo-la por ser a atual Presidente da República do Brasil. É a primeira mulher a assumir o mais alto cargo público do país. Nascida em Belo Horizonte, a 14 de Dezembro de 1947, é filha do imigrante búlgaro Pedro Rousseff e da professora Dilma Jane da Silva.
Teve a sua primeira experiência política aos 16 anos, combatendo o regime militar juntamente com o advogado gaúcho Carlos Franklin Paixão Araújo, com quem casou.
Pela resistência promovida, Dilma foi condenada por “subversão” e passou quase três anos presa no presídio Tirandes, na capital Paulista. Após ter sido libertada, em 1973, mudou-se para Porto Alegre, onde frequentou a Faculdade de Ciências Económicas.
Em 1976 nasce a sua filha Paula Rousseff Araújo. Três anos depois, Dilma dedica-se à campanha pela Anistia, durante o processo de abertura politica comandada pelos militares, ainda no poder. No mesmo ano ajudou a fundar o Partido Democrático Trabalhista (PDT) no Rio Grande do Sul e trabalhou na assessoria da bancada estadual do partido até 1985.
 Com o estabelecimento da democracia no Brasil, Dilma envolve-se ainda mais com a política, participando na campanha de Leonel Brizola ao Palácio do Planalto em 1989, ano da primeira eleição presidencial direta após a ditadura militar. No segundo turno, Dilma foi às ruas defender o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT).
Nos anos seguintes, a atual presidente assume diversos cargos que contribuem para consolidar sua carreira politica. No início da década de 90, retornou como presidente, à Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul. Em 1993, tornou-se Secretária de Energia, Minas e Comunicação do Rio Grande do Sul. 
Em 2001, junta-se ao Partido dos Trabalhadores (PT).  O trabalho realizado pela presidente no governo gaúcho, chamou a atenção de Luiz Inácio Lula da Silva, e em 2002 Dilma foi convidada a participar na equipa de transição entre os governos de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e Lula (2003-2010). Depois, com o “ domínio” de Lula, torna-se ministra de Minas e Energia.
No ano 2005 Dilma chefia a Casa Civil, por escolha de Lula, para coordenar o trabalho de todo o Ministério. A ministra assume a direção de programas estratégicos como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o programa de habitação popular Minha Casa, Minha Vida.
            Em Março de 2010, Dilma e Lula lançam a segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), que amplia as metas da primeira versão do programa. No dia 3 de abril do mesmo ano, Dilma deixa o Governo Federal para se candidatar à Presidência. A 13 de junho, o PT oficializa a candidatura da ex-ministra.
Finalmente a 31 de Dezembro de 2010 é realizado o segundo turno das eleições, e aos 63 anos de idade, tendo total apoio de Lula, Dilma Rousseff é eleita a primeira mulher Presidente da República Federativa do Brasil, com quase 56 milhões de votos.

Cláudia Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário