quarta-feira, 8 de maio de 2013

Da garagem para o mundo


Começar uma empresa na garagem de casa pode ser um presságio de que o negócio tem tudo para ter sucesso. Afinal, empresas como a HP e a Apple, para citar dois exemplos, iniciaram suas operações exactamente nesse local. A primeira é a maior empresa de tecnologia dos Estados Unidos em termos de facturação e a segunda, a marca mais valiosa do mundo. No caso da loja virtual de material desporto Netshoes houve uma pequena adaptação nesse primeiro capítulo. Fundada pelo paulista de origem arménia Márcio Kumruian em 2000,  a Netshoes surgiu num estacionamento no centro de São Paulo. Onze anos depois, a loja, que vendia sapatos, transformou-se na maior operação online de material de desporto do Brasil.
“No primeiro mês, vendemos um par de sapatos. No segundo, dois. Já era um crescimento de 100%" relembra Kumruian falando sobre os primeiros meses da empresa, em 2001. Em 2009, a empresa já tinha 250 funcionários, e Kumruian decidiu aumentar ainda mais o negócio. "Planeamos um crescimento de 100% ao ano investimos em infra-estruturas para atender o cliente da melhor maneira e  acertamos”. A empresa já tem mais de 2000 funcionários e opera também no México e na Argentina.
A Netshoes, vendedora de artigos desportivos, é um exemplo de administração eficiente. Inicialmente a empresa vendia os seus produtos num estacionamento localizado perto da faculdade Mackenzie, mas pouco tempo depois, e como prova de sua administração competente, o sucesso bateu a porta e a loja Netshoes abriu filiais em ginásios e centros comerciais. Com o sucesso de vendas os donos perceberam que a empresa podia crescer ainda mais.
Os proprietários da Netshoes foram ousados e venderam todas as lojas físicas para apostarem exclusivamente no mercado virtual. A partir daí a empresa não parou de crescer.
Em consequência do galopante crescimento, abalou as estruturas de empresas como a b2w (dona da submarino e da americanas.com) e provou que não é necessário tempo para que uma empresa cresça potencialmente no mercado.
Inspirada no modelo da americana Amazon, a maior loja online do planeta, a empresa teve de vencer a resistência dos consumidores brasileiros na comprar roupas e calçados pela internet.
Nos bastidores da Netshoes, o negócio precisa funcionar com a precisão de um relógio suíço. A partir do momento em que o consumidor finaliza a compra, a equipa da Netshoes tem duas horas para aprovar o crédito, embalar e despachar o produto.
Uma das acções que merece destaque é a realização de pesquisas com clientes após três semanas que adquiriram algum item, para identificar como está a satisfação com o produto. Com isso já possuem 52 mil avaliações que se tornam recomendações de cliente para cliente. Sabendo-se que mais de 80% das pessoas pesquisam na web antes de adquirir um produto, torna-se imprescindível estimular essa interacção, visto que nesse caso 40% das compras são influenciadas por indicações de outros consumidores.
A promessa de entrega em 48 horas após a conclusão da compra, independentemente do produto adquirido, é um dos requisitos que atraem os clientes, e também a motivação para este case study. A empresa garante 90% das entregas dentro desse prazo.
E é exactamente o rigor em cumprir a promessa feita na venda que surpreende clientes e intriga a concorrência
O sucesso da loja é resultado de muito investimento, estudos de mercado, atenção e respeito com o seu público.
Marcio Kumruian é um caso único no comércio electrónico brasileiro. Ao contrário das empresas concorrentes, a Netshoes actua em apenas um segmento de mercado (artigos desporto) e não tem nenhuma loja física. Em apenas dez anos, alcançou uma facturação de 1 bilião de reais. Agora, prepara-se para lançar acções na Nasdaq (Sistema de Cotação Automatizada da Associação Nacional de Corretores de Títulos).

Haileka Ferreira

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