quarta-feira, 8 de maio de 2013

A Escola de Bambu


Está em curso um projeto, em África, coordenado pelo Jornalista Vinicius Zanotti, que visa a construção de uma escola na comunidade de Fendell, na Libéria.

Em 1989, a Guerra Civil começou nesta região, privando a maioria das crianças do ensino. Tornando-se estas combatentes. Em 14 anos, a guerra fez 300.000 mortos.

A viabilização do projeto, orietado por Vinicius, iniciou-se em 2011, com uma campanha, que contou com a ajuda de trinta voluntários. Esta arrecadou o valor total de 140 mil R$, com a venda de produtos da marca “Escola Bambu”. Produtos estes, tão variados, como camisolas, dvd’s e rifas. Para além disto, receberam algumas doações espontâneas.

Esta obra vem substituir as antigas instalações, erguidas em 2009, que albergavam cento e cinquenta alunos, entre os 3 e 15 anos. Estas não possuíam eletricidade ou casa de banho. As paredes eram formadas por ripas de bambu e o teto por folhas de zinco.
Apesar das condições do espaço, os alunos foram sempre incentivados a frequentar o local: “Os nossos pais dizem-nos para irmos à escola todos os dias”, afirma Patricia Duo.

Esta intervenção prevê a reutilização da matéria que compunha as paredes das antigas instalações, visto que é abundante no país. Para além disto, terá soluções sustentáveis para captar água e luz.  A iniciativa, em questão, já valeu ao jornalista quatro prémios, em festivais distintos.
Existem professores que lecionam mais que uma matéria. No entanto, salário dos docentes ronda os 700 dólares liberianos (menos de 20 dólares americanos). Para o reitor da mesma, os professores abdicam da sua própria vida, em prol daquelas crianças. E os pais destas reconhecem o esforço que é feito por todos. “Eu amo esta escola e rezo para que ela continue”, revela Moraes Metzgar.

Pais, alunos e professores sempre tiveram como objetivo conseguir mais condições para a sua escola. Graças ao projeto de Zanotti, esse desejo está a ser cumprido.

Pedro Emídio

Sem comentários:

Enviar um comentário