sábado, 6 de abril de 2013

Um Destino- Arquipélago dos Bijagós

O Arquipélago dos Bijagós é um conjunto de ilhas pertencentes à República de Guiné-Bissau situado no Oceano Atlântico. As 88  ilhas que compõem o arquipélago possuem uma riqueza natural excecional, tanto a nível de recursos naturais, dotadas de uma diversificada e impressionante fauna, como a nível cultural, e foram por isso mesmo classificadas pela UNESCO como Reserva Ecológica Biosférica. No conjunto vasto de ilhas salientam-se Caravela, Formosa, Galinhas, Orango, Ponta e Roxa e apenas vinte têm uma população fixa. As restantes ilhas são objetos de explorações sazonais ou consideradas sagradas e intocáveis pelos Bijagós (população profundamente crente que dedica cerca de 100 dias por ano a rituais religiosos e que acaba por dar nome ao arquipélago). O arquipélago tem uma área total de 2.624km2 e uma população de cerca de 30 mil habitantes.
As ilhas são caraterizadas por vastos palmeirais, bolsas de floresta original e importantes zonas de mangal e ainda por pequenas praias de areia branca cercadas por densa e rica vegetação.
O arquipélago dos Bijagós constitui a oferta turística mais importante de Guiné-Bissau pelo seu vasto património e história. A proximidade geográfica de todas as ilhas do arquipélago revela o principal factor de desenvolvimento de um turismo integrado nas mesmas. O turismo balnear e a pesca desportiva são as atividades que mais se destacam de Novembro a Maio, meses nos quais se registam ótimas condições climatéricas para a prática.

Informações úteis para o turista
Formalidades: É necessário o visto na Embaixada da Guiné-Bissau em Lisboa.
Moeda: Franco. Não existem sistemas de pagamentos de cartões de crédito ou casas de câmbio no arquipélago. Não existem bancos nos Bijagós e apenas se consegue trocar dinheiro nos melhores hotéis.
Diferença horária: A mesma hora que Portugal Continental no Inverno; uma hora a menos no Verão.
Indicativo: 00245
Clima: A temperatura raramente baixa dos 28º/30º durante todo o ano, sendo os meses de Dezembro e Janeiro os menos quentes. A estação das chuvas é de Junho a Outubro.
Saúde: É aconselhável a profilaxia da malária e obrigatória a vacina da febre amarela. Recomenda-se o consumo de apenas água engarrafada.
Gastronomia: Pratos típicos como caldo de chabeu e catoré


"Bigajós é um nome perdido na memória. Um arquipélago de ilhas misteriosas, praias perfeitas e um povo que vive ao ritmo das marés. Fica ao largo da costa da Guiné-Bissau e perpetua a magia da criação" http://www.rotas.xl.pt/0408/800.shtml


Joana Simões


Sem comentários:

Enviar um comentário