segunda-feira, 8 de abril de 2013

Perfil- Manuel Pinto da Costa


Manuel Pinto da Costa nasceu a 5 de Agosto de 1937 em Água Grande, distrito de São Tomé e Príncipe. É um economista licenciado pela Universidade de Berlim- Leste e o atual presidente santomense desde as eleições presidenciais de 2011. Manuel Pinto da Costa já tinha ocupado este cargo entre 1975 e 1991. Nesta altura, participou no Movimento pela Libertação de São Tomé e Príncipe, movimento esse que conquistou a independência perante Portugal. Durante o seu primeiro governo, o primeiro após a independência, foi instituído no país um sistema socialista unipartidário.
Em 1996 acabou por se candidatar novamente ao cargo de presidente, perdendo nas urnas para Miguel Trovoada, por uma pequena margem de votos. Em 2001 é derrotado novamente, desta vez por Fradique de Menezes.
Vinte anos depois de ter deixado o poder, Manuel Pinto da Costa foi novamente eleito Presidente da República na segunda volta das presidenciais a 7 de Agosto de 2001.
A 31 de Janeiro de 1986, Manuel Pinto da Costa foi honrado com o Grande-Colar da Ordem do Infante D.Henrique, título que que visa distinguir a prestação de serviços relevantes a Portugal, no país ou no estrangeiro ou serviços na expansão da cultura portuguesa, da sua História e dos seus valores.

Manuel Pinto da Costa fará, no próximo dia 11 de Abril, uma visita a Angola durante a qual irá reunir-se com o seu homólogo, José Eduardo dos Santos, presidente angolano. Segundo fontes do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comunidades de São Tomé e Príncipe, durante o seu encontro os presidentes irão abordar o aprofundamento das relações de cooperação entre os dois referidos países. Nesta visita a Angola, o Presidente santomense far-se-á acompanhar da ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades, Natália Umbelina, e de membros da Presidência da República.

Joana Simões

Sem comentários:

Enviar um comentário