quarta-feira, 17 de abril de 2013

Destaques Lusófonos


Fitch baixa rating de Cabo Verde de estável para negativo
A agência Fitch baixou o rating de Cabo Verde de B+ para BB-, o que torna o país menos atractivo para os investidores. A diminuição da notação de risco deve-se ao facto do crescimento do PIB ser mais fraco do que as previsões. As restantes causas referidas são a elevada dívida pública e externa.

Unitel vai ser a segunda operadora de telecomunicações em São Tomé e Príncipe
A Unitel deverá começar a operar em São Tomé e Príncipe até ao início de 2014. Foi dado um prazo máximo de um ano à empresa para criar as infra-estruturas necessárias para se instalar, segundo acordo assinado entre a empresa angolana de telecomunicações e a Agência Geral de Regulação santomense.
A Unitel foi a única empresa que respondeu ao concurso lançado para a instalação de uma segunda operadora de telecomunicações, no arquipélago santomense.

Porto de Maputo investe 400 milhões USD em remodelação
A companhia Maputo Port Development Company (MPDC) vai investir este valor  na compra de equipamento operacional, reabilitação e construção de infra-estruturas para adaptar o porto de Maputo ao actual crescimento do volume da carga.

CPLP: 7.º Encontro de Negócios na Língua Portuguesa vai decorrer no Brasil

Mais de 1.200 empresários e representantes de entidades públicas vão reunir-se em Belo Horizonte,Minas Gerais, entre 22 e 23 de Abril, para fomentarem negócios nos mais diversos sectores.
A crise económica na Europa, as oportunidades de investimento em África e a ascensão da América Latina como potência mundial são os temas de que serão discutidos por especialistas durante este encontro.


Angola participa na reunião do grupo de combate ao Branqueamento de capitais

O Banco Nacional de Angola (BNA) participou durante a última semana, em Arusha-Tanzânia, na 25ª Reunião de Peritos Seniores do Grupo de Combate ao Branqueamento de Capitais para a África Austral e Oriental (ESAAMLG).
Chefiada pelo vice-governador do Banco Nacional de Angola, Ricardo Viegas D'Abreu, a delegação angolana apresentou o Plano de Implementação Pós Avaliação de Combate ao Branqueamento de Capitais e ao Financiamento do Terrorismo.
O Plano Estratégico Nacional resulta da compilação de acções e respectivos prazos a serem executados por todas instituições públicas e privadas, que integram o sistema bancário angolano.

Haileka Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário