sexta-feira, 15 de março de 2013

São Tomé desistiu da organização e os Jogos da CPLP estão em dúvida






Era a vez de São Tomé organizar os Jogos da CPLP para atletas sub-16. Todos os países da comunidade, bem vistas as coisas, já tinham sido sede do certame. E país até tinha lançado, em 2011, um projeto sólido, assumido pelo primeiro-ministro Patrice Trovoada. “ONDA DA VITÓRIA” era nessa altura o slogan.

No início de 2013, o governo do arquipélago anuncia a desistência na organização dos IX jogos da CPLP de2014, por motivos financeiros. “A capacidade financeira do Estado, a questão do alojamento, a questão da saúde e segurança, que consideramos fundamentais, neste momento não estão garantidas”, disse em conferência de imprensa o ministro da Juventude e Desporto, Albertino Boa Morte.

O outro motivo apresentado pelo governante foi que o processo de atribuição do crédito “ficou viciado pela falta de transparência e objectividade nos critérios de avaliação. Faltou, também, no nosso entender, a sustentabilidade e o envolvimento do sector privado, nomeadamente, da banca, como provedora de investimento”. O governo declarou divídas na ordem de 32 mil milhões de Dobras (1,3 milhões de euros) e diz ter sérias dificuldades em pagá-las.

Devido à desistência de São Tomé e Principe dos jogos, Albertino Boa Morte adiantou que “o governo tomou a decisão de negociar com os outros países a realização dos jogos numa data posterior a 2014 . Esta negociação está a ser feita e brevemente o Governo anunciará a nova data, «com dignidade e possibilidade de ganhar pelo menos uma medalha”.

Deste modo , a realização dos jogos de 2014 fica suspensa até se encontrar uma solução credivel. A 9ª edição iria contar com os seguintes desportos : Atletismo , atletismo para portadores de deficiência( masculinos e femininos); Andebol masculino ; Futebol masculino ; Basquetebol feminino ; Ténis e Voleibol de praia ( masculinos e femininos).

Eduardo Carmo

Sem comentários:

Enviar um comentário