sexta-feira, 29 de março de 2013

Raízes Moçambicanas na política Portuguesa


Chega o ano de 2007. Lisboa, o encanto alfacinha português. O povo recebe de braços abertos o novo presidente da Câmara Municipal de Lisboa. Um homem convicto daquilo em que acredita. Aproveita cada segundo dos seus dias. Benfiquista de alma e coração. Conviver é um verbo presente no seu quotidiano, dando grande importância ao contato com o povo. Interessado por tudo o que se passa no mundo e um homem otimista! É assim que tem gerido todo o desenvolvimento da capital Portuguesa até aos dias de hoje.
 António Luís dos Santos da Costa, nasce a 17 de Julho de 1961, em São Sebastião da Pedreira, Lisboa. Alfacinha com antecedentes Moçambicanos e Indianos. Filho de Maria Antónia Palla, jornalista, e do escritor e poeta, Orlando Costa, nascido a 1929 em Lourenço Marques, Moçambique. Foi militante do Partido Comunista Português, desde 1954 e vinte e dois dias antes de falecer, foi lhe atribuido o grau de Comendador da ordem da liberdade. Do seu pai guarda, para álem das raízes Moçambicanas e Indianas, a inspiração e o espírito conquistador. Outro familiar a destacar é Sérgio Vieira, familiar da parte do pai. Antigo dirigente da Frelimo e também Ministro em Moçambique.
No que toca ao seu percurso académico, António da Costa licencia-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde chega a desempenhar cargos como Dirigente da associação académica e  como Director da Revista da AAFDL, entre 1985-87. Conclui com uma pós-graduação em Estudos Europeus. É nestes agitados anos que conhece a sua actual esposa, Fernanda Tadeu. Casam em 1987. A partir do ano seguinte, exerce advogacia em Lisboa. Entre 1991 e 1995, António vê nascer os seus rebentos, Pedro e Catarina, que juntamente com a sua esposa, o têm apoiado na vida política. Torna-se deputado na Assembleia da República. Até 2007, antes de concorrer às autárquicas de Lisboa, marca a sua presença e estatuto em vários aspectos. Foi membro do governo responsável pela Expo 98, Presidente do Grupo Parlamentar PS, Ministro de Estado e Ministro da Administração Interna. Chega o ano por que tanto esperou, e em 2007, António Costa ganha, com a maioria dos votos, o lugar na Presidência da Câmara Municipal de Lisboa.
 António Costa tem uma participação bastante ativa na política de hoje. Todos os passos dados ao longo deste seu percurso contribuiram para atingir a maturidade que hoje apresenta. 

Sofia Conde


Sem comentários:

Enviar um comentário