terça-feira, 26 de março de 2013

Isabel Ferreira, uma lutadora



Passou a sua infância no internato Católico das irmãs de S.Domingos em Luanda.
O 25 de Abril provocou a sua saída do internato, foi viver com os seus  tios, onde não teve uma vida fácil. Conheceu a ternura da sua mãe e dos  seus irmãos, tarde, já era adolescente.
Esta fase da sua vida transformou-a numa "mulher  lutadora" que aprendeu, muito cedo, a lutar, pelo que desejava, sem o  apoio familiar. Antes se dedicar apaixonadamente à literatura, trabalhou como professora  do ensino primário. Na Televisão Pública de Angola (TPA) colaborou nos programas: O Carrossel e Tempo Jovem e à par disso, esteve  ligada aos programas culturais radiofónicos Pió Pió da Rádio Nacional de Angola, era muito frequente vê-la a cantar nos  programas realizados pelo Ladislau Silva.

Recentemente lançou o livro “O coelho Conselheiro, Matreiro e Outros Contos que eu te conto”, em Lisboa. É licenciada em Direito, exerceu em Luanda, e na província do Sul de Angola, Lubango. Hoje, para além de escrever livros, a escritora é membro da União dos Escritores Angolanos (UEA), é membro da Ordem dos Advogados de Angola (OAA) e da União dos Nacional dos Artistas e Compositores Angolanos, (UNAP). É também membro da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA)

Em várias frentes, Isabel Ferreira deu o seu contributo político, nas Comissões Populares de Bairro, no Marçal, na  Organização de Defesa Popular (O.D.P) e no então Comissariado Político Nacional das F.A.P.LA.   Isabel Ferreira escreveu algumas letras que foram interpretadas  musicalmente por alguns nomes mais famosos da música angolana, As  Gingas do Maculusso, Os irmãos Almeida , entre outros cantores.  Do seu universo literário destacam-se várias obras poéticas e em prosa como Laços de Amor” (1995), “Caminhos Ledos”  (1997), “Nirvana”  (2004)e “Remando Daqui” (2005).

 
Joelma Bondo

Sem comentários:

Enviar um comentário