terça-feira, 19 de março de 2013

Germán Efromovitch- "As crises são oportunidades”


O presidente da TAP, Fernando Pinto, afirmou esta semana, que German Efromovich "continua interessado" na compra da companhia aérea e disse que ele próprio já ouviu essa manifestação de interesse da parte do empresário brasileiro-colombiano.
O Governo português recusou, em Dezembro, a proposta de compra do grupo Synergy para a TAP, o único concorrente à privatização da companhia aérea  nacional. A privatização da TAP só deverá avançar depois de a companhia  portuguesa vender a TAP Manutenção & Engenharia Brasil.
Para entender melhor a motivação do empresário do ramo de petróleo em avançar para a aviação, é preciso conhecer a sua história.
Essa história começa na Polónia, na véspera da II Guerra Mundial, quando a família, incluindo o pai, fugiu para a Rússia - onde conheceu a futura mulher. Depois, emigrou para a Bolívia, onde Efromovich nasceu, em 1948. Depois de uma passagem pelo Chile, a família instalou-se em São Paulo. Durante o seu percurso, vendeu enciclopédias e fundos de investimentos e, graças ao domínio da língua espanhola, fez dobragens em diversos filmes.
Na Colômbia é conhecido como o empresário que, em 2004, salvou a Avianca Taca, da falência, graças à compra pela Ocean Air, uma pequena companhia que fundara em 1998 (hoje Avianca Brasil). Desde 2005 que é cidadão honorário deste país.
 Efromovich é um excelente observador de oportunidades em ambientes económicos adversos. O que move parece ser um senso de oportunidade associado ao gosto pelo risco. A marca registada de Efromovich é incorporar e reestruturar companhias em dificuldade.
A sua holding, o Synergy Group, reúne interesses em negócios que vão desde a aviação, ao petróleo, da construção naval à saúde, turismo e agricultura, está avaliado em cerca de 5 mil milhões de dólares e emprega cerca de 30 mil pessoas.

Haileka Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário