terça-feira, 19 de março de 2013

Angola aposta no desenvolvimento do ensino superior


Foi durante esta semana que mais de 182 mil alunos começaram as aulas no ensino superior em Angola (de acordo com o Plano Nacional de Desenvolvimento- PND), o que inclui mais 33.000 inscritos pela primeira vez no ensino superior público do que no ano passado. Até 2017, o Governo promete criar 200 mil vagas adicionais, construir novos institutos e ainda financiar milhares de bolsas de estudo.
Quatro novas infra-estruturas de ensino superior estão em construção até ao momento e serão ainda lançadas cerca de sete mil novas bolsas internas até 2014 e outras sete mil em bolsas externas nos próximos anos. Além das bolsas de estudo, em termos políticos, as medidas educacionais estão definidas pelo Governo angolano: aumentar a capacitação institucional, melhorar a qualidade do ensino, reabilitar e dotar o sistema de infra-estruturas adequadas e melhorar os recursos humanos, materiais e financeiros. Para todo o sistema se desenvolver e consolidar o Executivo prevê quase duplicar o número de docentes entre 2012 e 2017 (de 6.350 para 12.500), ainda que este aumento seja feito sobretudo no sector privado.
Todo o esforço em investimento e a aposta política na formação superior terão de ser acompanhados de uma mudança mais difícil de gerar: da mentalidade dos intervenientes no sistema. Alunos e professores, em muitos casos, ainda encaram o absentismo e o facilitismo como "normais". O Governo pede então uma atitude "mais responsável" aos alunos pois acreditam e depositam esperança num futuro angolano com um ensino que pode caminhar para a excelência. Esforço, dedicação, empenho e mudança necessitam de ser os pontos assentes no gerar de uma mentalidade mais direcionada para a evolução e empreendedorismo.
Feitas as contas, no último ano de aplicação do PND, o ensino superior angolano terá, aproximadamente, mais de 372 mil alunos, muitos em novos institutos privados ou públicos e a beneficiar de bolsas de estudo.

Joana Simões

Sem comentários:

Enviar um comentário